joomla analytics

PORTAL DO SABER

CENTRO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO

  
  

Formação

Workshops

Explicações

Sala de Estudo

Ocupação de Tempos Livres

There are so many things that the financial statements fail to highlight … among them are the genius, the creativity and the incredible adaptability to changing by the people who give their best for their organizations...

Como se estuda em certos lugares

Os puristas da pedagogia consideram que estes sites são como que algo de trágico que aconteceu ao ensino. Há escolas que pura e simplesmente bloqueiam o acesso a este tipo páginas como se de pornografia se tratasse. Há também instâncias governamentais que pretendem impedir a proliferação dos sites de resumos sob o argumento de que os alunos se transformam em Barbies, bonitos por fora mas sem substância por dentro.

Sinceramente acho este argumentário um exagero. Penso ser mais sensato alertar para os malefícios que o seu abusivo pode conter sem deixar de reconhecer as vantagens que, inequivocamente, têm numa sociedade em que as coisas mudam cada vez mais rapidamente. E mais: não há até ao momento evidências científicas que comprovem, para além que qualquer dúvida razoável, que os alunos que estudam através de resumos sejam menos bem sucedidos na vida.

Eu não os condeno, aceito-os parte integrante dos tempos actuais, como mais uma realidade com a qual os agentes do ensino terão de aprender a conviver. Importa sim é ajustar os procedimentos técnico-pedagógicos tendo em conta esta nova realidade.

Veja aqui o mais famoso site americano de resumos.